DISPOSITIVOS DE ANCORAGEM CONHEÇA CADA TIPO
Os pontos de ancoragem são elementos de segurança de suma importância para o trabalho em altura. Eles suportam cargas materiais e de pessoas, sendo para conexão de equipamentos de proteção individual e coletiva. Existem 5 tipos de dispositivos de ancoragem, baseados NBR 16325. A escolha de cada dispositivo deve ser avaliada e adequada para cada situação da atividade, conforme o tipo ou local de trabalho.
A S2 Soluções em Segurança preparou este artigo para apresentar os tipos de dispositivos de ancoragem mais utilizados para ancorar linhas de vida e outros equipamentos de segurança. Confira!
Tipos de dispositivos de ancoragem
Sistema de ancoragem tipo A1
Estes dispositivos são divididos em duas classes: tipo A1 e tipo A2.
-A1: são planejados para serem fixados em uma sustentação por meio de uma ancoragem estrutural ou de um elemento de fixação. Se for utilizado como ponto único de ancoragem, o tipo A1 deve ser empregado apenas para uso individual.
Os do tipos A1 mais comuns são placas e olhais construídos em materiais metálicos, como o aço carbono e o aço inox. A carga mínima suportável para este tipo de ancoragem é 12kN (carga estática), podendo suportar até 22kN.
Sistema de ancoragem tipo A2
Os sistemas de ancoragem do tipo A2 foram desenvolvidos para áreas onde não são favorecidas para a utilização dos tipos A1. São fixados em telhados ou planos inclinados e podem ser um ponto fixo ou não.
Os tipos B não necessariamente são instalados dos por elementos de fixação definitivos como as ancoragens estruturais. Eles são considerados provisórios, e podem ser retirados após o término do serviço. Estes dispositivos podem ser dimensionados a partir de materiais metálicos ou têxteis e devem suportar uma carga estática mínima de 12kN ou 18kN para linha de vida flexíveis.
Sistema de ancoragem tipo C
Inicialmente precisamos saber o que é uma linha de vida. A linha de vida é um (EPC) – Equipamento de Proteção Coletiva – é a linha de vida, o ponto de ancoram onde o trabalhador ira conectar seu elo de ligação no Sistema de proteção individual contra quedas SPIQ.
Por suportar mais de um colaborador conectado a mesma linha de vida, ela é considerada um EPC e não um Equipamento de Proteção Individual.
Dimensionado em linhas de vidas “rígidas” horizontais por meio de cabos de aço fixados por elementos de metal. Este sistema não deve ter uma inclinação superior a 15 graus. Por apresentar uma maior chance de sofre com as intempéries (ações do tempo) no seu dimensionamento, as a ancoragens do tipo C possuem norma própria (BR 16523-2).
É muito utilizado para linha de vida permanente e linha de vida móvel temporária, no acesso por cordas e para manutenção de equipamentos.
Sistema de ancoragem tipo D
Estes tipos são aplicados em uma linha de ancoragem rígida. Esta linha, não pode ter uma inclinação de mais de 15°, quando medido entre uma ancoragem de extremidade e uma intermediária em qualquer ponto de sua trajetória. É um sistema bastante utilizado para segurança do trabalhador de carga e descarga.
A diferença entre os tipos D e C se deve à linha de vida de ambos. No tipo C a linha é feita com cabo ou corda e no tipo D utiliza-se viga ou trilho de metal para a ancoragem.
Hoje temos em vigor as normas NBR 16325 -1:2014 Dispositivos de Ancoragem Tipo A, B e D, e a NBR 16325 -2:2014 Dispositivos de Ancoragem Tipo C.
Ancoragem predial é com a S2 Treinamentos e Consultoria
Os dispositivos de ancoragem devem ser inspecionados a cada doze meses para manter os níveis de segurança adequados ao trabalho em altura. Para isso, você pode contar com a S2 Treinamentos e Consultoria para realizar a Inspeção Periódica em Pontos de Ancoragem de todos os tipos.
PRECISANDO DE UM TREINAMENTO DE NR 35 ?
Curso Online NR 35 Trabalho em Altura
Curso todo em vídeo aulas, com muita interatividade e partilha de conhecimento. Curso ministrado por Bombeiro Militar com mais de 15 anos de experiência na área de Salvamento em Altura
Curso presenciais em todo o Nordeste – Solicite seu orçamento clicando AQUI
contato@s2treinamentos.com.br
83 98868-3060 / 3201-1698
Siga-nos nas redes Sociais:
www.instagram.com/s2treinamentos
https://www.youtube.com/@s2treinamentos
www.facebook.com/s2treinamentos
Links úteis:
Treinamento para Trabalho em Altura NR-35
Dicas de Segurança para Trabalho em Altura
Marcação:ancoragem tipos A1, linha de vida, NBR-16325, nr 35 ancoragem, nr 35 sistema de ancoragem, pontos de ancoragem, sistema de ancoragem, Sistema de ancoragem tipo D, Trabalho em Altura, TREINAMENTO DE NR 35, TREINAMENTO DE NR 35 campina grande, TREINAMENTO DE NR 35 joão pessoa, TREINAMENTO DE NR 35 paraiba