O QUE FAZER e O QUE NÃO FAZER no trabalho em altura
O QUE FAZER e O QUE NÃO FAZER de trabalhar em altura
Trabalhar em altura significa que um indivíduo está trabalhando em um local que requer os cuidados necessários para evitar que caia à distância, resultando em ferimentos graves.
De acordo com a NR 35 no item 35.1.2 Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.
Você sabia que os acidentes de trabalho em altura são uma das principais causas de acidentes e fatalidades relacionados ao trabalho? Quedas de escadas, andaimes e elevações sobre escombros podem causar ferimentos graves, mesmo quando a altura é considerada não perigosa. Os empregadores precisam garantir que tomarão todas as medidas necessárias para reduzir o risco de seus trabalhadores caírem de uma altura, usando o reconhecimento preventivo de perigos para avaliação constante do local.
A prevenção de quedas não deve ser tomada de ânimo leve. Após o aumento de 5,09% nos acidentes de trabalho registrados de 2017 para 2018, passando de 557.626 para 586.017, o Brasil registrou uma queda de – 0,60% nos acidentes de trabalho de 2018 para 2019, passando para 582.507. Em primeiro lugar, os trabalhadores devem evitar o trabalho em altura, se possível. Se não puderem, eles devem garantir que usam o equipamento e os procedimentos de segurança corretos para suas tarefas específicas, garantindo que seu espaço de trabalho pessoal seja seguro para eles e outras pessoas no local.
Lembre-se de proteger todos os itens em altura, pois a queda de ferramentas é tão perigosa quanto a queda de pessoas! Certifique-se de seguir todas as diretrizes estabelecidas pelo seu empregador e pelo governo federal.
O QUE DEVE SER E O QUE NÃO DEVE TRABALHAR EM ALTURAS
- FAÇA o máximo de trabalho que puder enquanto estiver no solo.
- ASSEGURE-SE de que os funcionários podem se deslocar com segurança de e para a área onde estão trabalhando em altura.
- ASSEGURE-SE de que o equipamento que você está usando para o trabalho é forte, estável e adequado o suficiente para realizar o trabalho. Inspecione e mantenha-os regularmente.
- TENHA cuidado ao trabalhar perto de uma superfície frágil.
- ASSEGURE-SE de que está protegido contra a queda de objetos.
- FAÇA preparativos para evacuações e resgates de emergência.
- NÃO sobrecarregue as escadas em que estão a trabalhar, com equipamentos ou materiais.
- NÃO tente ir muito longe quando estiver em uma escada ou escada.
- NÃO use escadas ou escadotes para fazer trabalhos que envolvam tarefas pesadas ou extenuantes. Use-os apenas para trabalhos rápidos e leves.
- NÃO permita que trabalhadores incompetentes façam qualquer trabalho em altura.
- NÃO incline ou coloque a escada sobre ou superfícies superiores frágeis.
- NÃO fique quieto quando sentir que alguém está comprometendo sua própria segurança ou a segurança de outras pessoas
OFERTAS DE CONSULTORIA E TREINAMENTO AVANÇADAS TRABALHANDO EM TREINAMENTO DE ALTURAS
Um local de trabalho seguro é crucial e garantir que você tenha os procedimentos e políticas de segurança corretos para coisas como trabalho em altura, primeiros socorros RCP, entrada em espaço confinado, tudo isso ira criar um ótimo ambiente de trabalho que é seguro e produtivo. Desde a fundação da S2 Treinamentos., sua equipe diversificada de profissionais de saúde e segurança certificados tem muito orgulho de sua capacidade de fornecer soluções de saúde e segurança no local de trabalho relevantes e com boa relação custo-benefício.
Estamos ansiosos para discutir como a S2 Treinamentos pode ajudar com os requisitos de segurança da sua empresa. Entre em contato conosco hoje para obter mais informações relacionadas a cursos como:
Proteção contra quedas para estabelecimentos industriais
Escorregões, tropeções e quedas