Brigada de Incêndio x Corpo de Bombeiros – O que fazem?
Geralmente quando falamos em brigada de incêndio logo vem a mente de grande parte das pessoas Bombeiros Militares combatendo incêndios! Não é verdade? Mas você sabia que a Brigada de Incêndio e Emergência não faz parte do Corpo de Bombeiros?
Os Corpos de Bombeiros Militares são corporações cuja principal missão consiste na execução de atividades de Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos no âmbito de suas respectivas Unidades Federativas.
Uma Brigada de Incêndio e Emergência é constituída de grupos de pessoas treinadas para atuar na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes. Sua atuação é mais restrita, porém não menos importante. Eles atuam de forma privativa em estabelecimentos públicos ou privados, onde estas instituições precisam promover a formação e capacitação de determinado grupo de colaboradores, que devem ser devidamente treinados, para atuar nas situações de emergência diante de um princípio de incêndio, seguindo as diretrizes da Norma Regulamentadora 23 (NR-23).
Pois é! Os Brigadistas, como são chamados os integrantes desse grupo, possuem um papel importantíssimo dentro das empresas e atuam em parceria com o Corpo de Bombeiros de sua região.
Algumas atribuições da brigada de incêndio
- Conhecer o plano de emergência contra incêndio da planta;
- Avaliar os riscos existentes;
- Inspecionar os equipamentos de combate a incêndio, primeiros socorros e outros existentes na planta;
- Inspecionar as rotas de fuga;
- Elaborar relatório das irregularidades encontradas;
- Encaminhar o relatório aos setores competentes;
- Orientar a população fixa e flutuante;
- Participar dos exercícios simulados
A ação dos brigadistas nas situações de pânico e/ou incêndio pode ser decisiva para se evitar uma tragédia, por isso se faz de extrema importância que esses colaboradores sejam bem treinados e cientes do seu papel dentro das instituições.
Muitas tragédias poderiam ter sido evitadas caso tivéssemos uma brigada de incêndio bem treinada juntamente com as condições e equipamentos necessários para uma atuação eficiente e eficaz. Todavia, o que nasce dessas tragédias é uma reformulação da legislação vigente ao até mesmo a criação de uma nova Lei, como é o caso da Lei Federal nº 13.425 de 30 de março de 2017, que ficou mais conhecida como a “Lei Kiss”, após o desastre ocorrido na Boate Kiss em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, onde 242 pessoas morreram e outras 680 firam feridas.
SAIBA MAIS:
Extintores: Tudo o que você precisa saber
5 DICAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO NO LOCAL DE TRABALHO
Nova NBR 14276; atualização 2020
Esta Lei, que representa a primeira Lei Federal de Segurança Contra Incêndio, trouxe como um dos maiores ganhos para a legislação de Prevenção e Combate a Incêndio a definição de forma categórica das responsabilidades de cada instância governamental mediante a formação e planejamento, construção, fiscalização e liberação dos Projetos de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI).
Mas retornando aos brigadistas, eles também precisam estar constantemente se atualizando e buscando as melhores técnicas e evoluções tecnológicas junto aos seus gestores para poder realizar uma atuação com excelência, priorizando sempre a segurança e a vida dos demais que ocupam aquele espaço, além de conhecer um pouco sobre a estrutura física da sua empresa, pois isto vai facilitar o desenvolvimento e a compreensão do dimensionamento das medidas combativas nas situações de pânico e/ou incêndio.
Nós, da equipe S2 Treinamentos, realizamos a formação e reciclagem das Brigadas de combate a incêndio de algumas das maiores e mais renomadas empresas em diversos estados brasileiros e temos o compromisso de formar com excelência. Portanto, venha fazer parte dessa família de campeões e tornar a sua instituição cada vez mais segura. Esperamos por você!
Curso ONLINE de brigada de Incêndio e Emergência
Quero me INCREVER
Fontes:
https://www.rochedoengenharia.eng.br/dicas/lei-kiss–prevencao-e-combate-a-incendio-e-desastres
https://www.bombeiros.pr.gov.br/1gb/Noticia/Informativo-Lei-Federal-134252017-Lei-Kiss
Marcação:BRIGADA, brigada de incêndio, brigada de incêndio campina grande, brigada de incêndio e emergência, brigada de incêndio João Pessoa, brigadista, cabedelo, campina grande, Formação de Brigada, formação de brigada campina grande, formação de brigada joão pessoa, formação de brigada paraiba, joão pessoa, NBR-14276, NBR14276, NR-23, paraíba, patos