Extintores – Tudo o que você precisa saber
Os Extintores de Incêndio são dispositivos utilizado para o combate a um princípio de incêndio. Dotado de um reservatório que armazena um agente extintor, que atua de acordo com as Classe do incêndio.
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 12693, o extintor é define como um aparelho de acionamento manual constituído de um recipiente e por acessórios contendo agente extintor destinado a combater o princípio de incêndio.
Fazem parte do sistema móvel de combate ao incêndio, possuem fácil manejo, e devem estar localizados em lugares estratégicos, de fácil OS extintores podem ser portáteis (pesando até 20 kg) ou sobre rodas (> 20 kg e até 250 kg).
Esses dispositivos devem estar na linha de frente ao combate ao incêndio, por isso, devem sem devidamente sinalizados e devem passar periódica inspeção, garantindo assim estarem aptos ao uso quando necessário.
A segurança, tanto no trabalho como em casa, é muito importante para os indivíduos que fazem uso do local. Diariamente, deve-se dar atenção a todos os riscos possíveis e estar prevenido(a) para qualquer situação, sendo uma delas o incêndio, que pode causar danos graves e irreversíveis.
O extintor de incêndio apresenta um papel fundamental no que diz respeito a prevenir riscos e situações perigosas. Foram criados para combater, principalmente, incêndios ainda no início, logo não podem ser considerados substitutos de outros métodos para conter o ocorrido, como mangueiras e, primordialmente, a ajuda de bombeiros treinados e capacitados para cuidar do fogo alastrante.
Tipos de Extintores de Incêndio e suas Aplicações
Com a evolução dos extintores esses equipamentos passaram a ser separados de acordo com as características do material em combustão. Cada modelos de extintor traz em seu corpo as classes de incêndio para as quais ele é mais eficiente, ou as classes que são proibido o seu uso.
Há basicamente seis tipos de extintores de incêndio: à base de água, à base de dióxido de carbono, a base de pó, a base de espuma, os constituídos de compostos halogenados e os extintores de NAF.
Classe de Incêndio
As classes de incêndio são determinadas de acordo com o combustível (o material ou substância que está em combustão).
Extintor de Classe A – Sólidos inflamáveis
Características: Queima em Superfície e Profundidade e deixa resíduos.
Exemplo: Papel, Madeira, Plástico, Borracha, Tecido e etc.
Extintor de Classe B – Líquidos e Gases Inflamáveis
Características: Queima somente em Superfície e não deixa resíduos.
Exemplo: Gasolina, Querosene, Oléos de Cozinha, Álcool e etc.
Extintor Classe C – Equipamentos Elétricos Energizados
Características: Equipamento com capacidade de conduzir energia elétrica
Exemplo: Eletro domésticos, Geradores de Energia, Máquinas, Veículos automotores e etc.
Extintor de Classe D
Características: São materiais Piroforicos, que tem a tendência de reagir com o ambiente e entrar em combustão quando ele se encontra na forma de partículas finas. Tal propriedade faz com que esses materiais entrem em combustão mesmo sem que haja uma fonte clara de ignição.
Exemplo: sódio, lítio, magnésio, urânio, potássio, césio, alumínio, dentre outros.
Extintor de Classe K
Características: é utilizado em cozinhas industriais, restaurantes ou outros ambientes onde o preparo de alimentos utilize óleos e gorduras inflamáveis. O agente líquido aquoso para classe K (acetato de potássio) foi projetado para extinção de fogo em gordura animal e vegetal.
Exemplo: Fritadeira, churrasqueira, chapa, carvão natural, fogão, churrasqueira grega, pedra quente, grelhas etc
obs: Não homologado oficialmente no Brasil
Conheça os principais Tipos de Extintores de Incêndio
Munidos do conhecimento das classe de incêndio estamos aptos a melhor compreender os tipos de extintores e sua agentes. São denominados agentes extintores de incêndio quaisquer produtos utilizados na extinção de princípios de incêndio.
Os agentes extintores de incêndio na prática são armazenados e utilizados por equipamentos e instalações de combate a incêndio, ou seja: unidades extintoras (extintores) ou carretas; unidades estacionárias; viaturas e engenhos de combate a incêndio; e, instalações fixas automáticas ou sob comando de combate a incêndio.
Extintores e seus agentes
Extintor de Água pressurizada
Este tipo de agente extingue o fogo através do resfriamento. Normalmente indica-se a utilização em materiais sólidos como papel, tecidos, madeiras e borracha.
Extintores de Bicarbonato de sódio (Pó Químico BC)
São indicados para apagar incêndios de líquidos e gases inflamáveis e equipamentos elétricos. Popularmente são conhecidos por: Extintor Pó PQS (pó químico seco).
Extintores de Fosfato Monoamônico (Pó ABC)
Este tipo de equipamento extingue incêndios de sólidos, líquidos, gases e eletricidade. Este é um extintor de uso geral e pode ser utilizado nas 3 principais classe de Incêndio A, B e C.
Extintor de Dióxido de Carbono (Gás Carbônico ou Extintor CO2)
Este tipo de extintor de incêndio elimina o fogo por abafamento (retirado do oxigênio). Comumente usado em líquidos e gases (como a gasolina, o álcool e o GLP) e materiais condutores com potencial condução de corrente elétrica.
Veja no vídeo abaixo mais detalhes sobre o extintor de CO2
Extintores de Espuma
São usados a em incêndios de classe A e B com extrema eficiência em líquidos inflamáveis. Possui carga mecânica com solução pressurizada de água potável com LGE (líquido gerador de espuma) AFFF 3%-/6% polivalente.
Extintor de Halon
São modelos utilizados nos equipamentos elétricos pois conseguem apagar os incêndios sem deixar resíduos. Este tipo de extintor é mais utilizado para extinção de incêndio na navegação aérea e marítima, aplicações militares, acervos culturais e artísticos, centrais de geração e transformação de energia elétrica e nuclear e plataformas marítimas de extração de petróleo.
Extintores de NAF
Extintores indicados para extinção de chamas em áreas ocupadas ou que possuam equipamentos eletrônicos. O NAF é considerado um Agente Limpo por não ter efeito residual, possuir baixa toxicidade além de não prejudicar a camada de ozônio. Este agente não é condutor de eletricidade e possui eficácia para ser usado no lugar dos extintores com Halon.
É Importante ressaltar que:
- Não há recarga parcial de extintores, portanto não economize carga. Utilize-a totalmente para certificar-se da extinção total do incêndio;
- Não teste o extintor, pois mesmo pequenas descargas podem comprometer futuras operações e levar à perda de pressão;
- Mantenha o extintor fora de alcance de crianças;
- Não descarregue o extintor sobre pessoas ou animais.
Os prazos de manutenção, recarga e ensaio hidrostático de extintores previsto pela NBR 12693 devem ser respeitados. Caso os extintores estejam sujeitos a condições irregulares, esses prazos deverão ser reduzidos, sendo mais frequentes quanto mais agressivo for o ambiente no qual o equipamento encontra-se.
Porque tenho que recarregar meu extintor todos os anos?
A Inspeção Técnica e Manutenção dos extintores de incêndio são estabelecidas pelo Regulamento Técnico do INMETRO, ABNT NBR- 15808 e Manual Técnico do Fabricante.
Já a norma ABNT NBR 12962 define os prazos para inspeção e manutenção de extintores. Para resumir:
Os extintores com carga de água ou pó químico devem ser inspecionados a cada 12 meses. Essa inspeção é que irá determinar o nível de manutenção pelo qual o extintor deverá passar.
Os extintores com carga de CO2 – Dióxido de Carbono devem ser inspecionados a cada 6 meses para verificar se houve perda da carga. Se a perda da carga for superior a 10% o extintor deverá ser recarregado.
O ensaio hidrostático nos cilindros dos extintores deve ser realizado a cada 5 anos, ou extintores que estejam instalados em ambientes considerados agressivos, expostos a vibrações constantes, variações bruscas de temperatura, humidade e vapor de produtos químicos, neste casos o intervalo para inspeção deve ser reduzidos.
SAIBA MAIS
CURSOS ONLINE QUE VOCÊ DEVERIA FAZER
Primeiros Socorros – Suporte Básico a Vida (online)
Marcação:agentes extintores, bombeiro civil, bombeiro militar, BRIGADA, brigada de incêndio, campina grande, classe de incêndio, combate a incêndio, como apagar fogo, como extinguir um incêndio, como usar extintores, exintores joão pessoa, extintor, extintor acb, extintor co2, extintor de espuma, extintor de incêndio tipos, extintor de pó, extintor pé, extintor pqs, extintor recarga, extintor vencido, extintores, extintores campina grande, extintores de incêndio, extintores joão pessoa, incêndio, joão pessoa, modelos de extintores, primeiros socorros, segurança, segurança do trabalho, segurança do trabalho em campina grande, segurança do trabalho em joão pessoa, tipos de agente extintores, tipos de extintores, treinamentos, uso do extintor, validade dos extintores, validade extintores
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
1 comentário