Precauções de segurança contra incêndio
O fogo representa um risco significativo para as empresas. Pode matar ou ferir gravemente funcionários ou visitantes e também pode danificar ou destruir edifícios, equipamentos ou estoque.
O Scottish Fire Rescue Service é o órgão responsável por fazer cumprir a legislação contra incêndios na Escócia. Eles podem visitar suas instalações para garantir que você tenha tomado as precauções necessárias para gerenciar os riscos de incêndio em sua organização.
Use os links abaixo para encontrar informações sobre como identificar e gerenciar o risco de incêndio em sua organização.
- Riscos comuns relacionados a incêndio
- Precauções de segurança contra incêndio
- Treinamento de segurança contra incêndio
- Legislação de segurança contra incêndio
2. Precauções de segurança contra incêndio
As boas práticas de segurança contra incêndio que você deve seguir incluem
- manter seu local de trabalho arrumado e ter um bom padrão de limpeza
- remover regularmente resíduos combustíveis, incluindo acúmulos de poeira
- mantendo as fontes de ignição longe de materiais combustíveis ou líquidos e gases inflamáveis
- mantendo o uso de líquidos inflamáveis ao mínimo e fechando os recipientes quando não estiverem em uso.
Planejamento de emergência
Você precisa estar preparado para uma emergência, como um incêndio. Um plano de emergência deve explicar claramente o que fazer em caso de emergência. Ele também deve descrever as responsabilidades dos funcionários-chave e o que eles precisam fazer.
Você deve criar um procedimento de evacuação por escrito. Este procedimento deve explicar o que precisa acontecer no caso de um alarme de incêndio ser acionado. Por exemplo, a localização de pontos de chamada de alarme de incêndio, extintores, saídas e detalhes de pessoas nomeadas junto com suas áreas de responsabilidade.
É muito importante que você treine seus funcionários. Certifique-se de que eles estão familiarizados com o plano de emergência. Você deve então testar as disposições do plano regularmente.
Você também deve realizar um exercício de simulação de incêndio pelo menos duas vezes por ano. O exercício ajudará a garantir que o plano funcione e que as pessoas possam segui-lo. Você deve corrigir quaisquer problemas encontrados durante o exercício.
Alarmes e detectores de incêndio
Você precisa fornecer um método para detectar rapidamente um incêndio e disparar o alarme. O sistema de alerta, quando acionado de qualquer ponto, deve ser ouvido claramente em todas as instalações. Deve fornecer aviso suficiente para as pessoas evacuarem o edifício com segurança.
Além disso, você deve fornecer instruções claras ou avisos mostrando às pessoas como operar o sistema de alerta e como reagir a ele.
É importante que todas as medidas de segurança contra incêndio sejam mantidas e testadas regularmente. Você deve testar seus alarmes de incêndio semanalmente.
Rotas de fuga
Todas as rotas de fuga devem ser facilmente identificáveis, com instruções sobre os meios de fuga exibidos. Você também precisa fornecer instruções e treinamento para seus funcionários sobre como escapar em caso de emergência.
Você precisa garantir que haja saídas suficientes no prédio e que elas estejam nos lugares certos. Isto irá permitir-lhe garantir que, em caso de incêndio em qualquer parte do edifício, haja pelo menos um percurso livre disponível.
O tipo e o tamanho das saídas dependerão do número de pessoas que provavelmente as usarão em caso de evacuação. As vias de fuga devem ser adequadamente iluminadas e livres de quaisquer obstáculos. Você deve fazer verificações diárias para garantir isso.
Evacuação de pessoas com deficiência
Você precisa tomar providências para garantir a evacuação segura de todos em suas instalações.
Sua avaliação de risco de incêndio deve identificar grupos de pessoas em risco, tendo um cuidado especial com grupos ou indivíduos vulneráveis. Por exemplo, as crianças, o campo erly e pessoas com deficiência.
Para ajudar a identificar suas necessidades, você deve criar planos pessoais de evacuação de emergência (PEEP) quando necessário. As PEEPs devem ser adaptadas ao indivíduo e devem fornecer explicações claras sobre o procedimento de evacuação.
Para locais onde não se sabe quem pode visitar, como hotéis, podem ser criados PEEPs padrão. Esses são procedimentos para ajudar pessoas com deficiência. Os funcionários devem ser treinados sobre como colocar os PEEPs em prática no caso de uma emergência.
Extintores de incêndio
Qualquer fogo precisa
- oxigênio
- combustível
- aquecer.
Diferentes extintores de incêndio removerão um desses elementos para detê-lo.
Ao decidir as formas de combate a incêndios, você precisa decidir sobre o tipo de extintor de incêndio e onde ele deve ser localizado. Isso garantirá que eles são adequados para o tipo de incêndio que pode ocorrer, e de capacidade suficiente para os riscos de incêndio nas instalações.
Eles devem estar localizados em locais óbvios e você deve destacar sua localização. Os extintores de incêndio devem estar próximos aos perigos de incêndio e você precisa se certificar de que as pessoas possam acessá-los sem serem expostas a qualquer risco.
Pessoas com probabilidade de usar extintores de incêndio devem receber treinamento sobre como usá-los. Você precisa garantir que os extintores de incêndio sejam reparados anualmente.
VEJA MAIS
A IMPORTÂNCIA DA BRIGADA DE INCÊNDIO PARA O CONDOMÍNIO
Marcação:brigada de incêndio, brigada de incêndio campina grande, brigada de incêndio e emergência, brigada de incêndio João Pessoa, brigada de incêndio paraíba, brigadista, campina grande, combate a incêndio, incêndio, joão pessoa, NBR-14276, NR-23, S2 treinamentos, treinamento brigada, treinamento campina grande, treinamento joão pessoa
1 comentário