Petzl RIG X Petzl ID – Qual descendente é melhor e mais seguro?
Quando um alpinista industrial ou escalador experiente – por exemplo, um arborista bem treinado ou um resgatista em altura – já para quem gosta de escalar os IDs de Petzl são geralmente mais solicitados do que os RIGs de Petzl. A razão para isto é a função anti-pânico de travagem automática integrada deste sistema de rapel.
Iniciantes e recém-chegados que ainda não têm experiência suficiente com as tecnicas verticais freqüentemente cometem erros. Eles entram em pânico ao trabalhar em grandes altitudes, por exemplo, e, portanto, querem se aproximar do solo novamente o mais rápido possível. O I também é muito útil em ascensões em áreas de difícil acesso, pois é mais provável que escorregue ao subir ou descer. Muitos alpinistas industriais moderadamente experientes acreditam que dominaram o Petzl RIG após uma breve familiarização.
No entanto, a maioria das pessoas não consegue reagir a uma situação de emergência no caso de uma queda repentina contrária à reação natural do ser humano – ou seja, calma e correta. Os recém-chegados frequentemente não enfiam a corda corretamente no sistema de rapel. Nesse caso, uma trava de segurança embutida evitaria que a corda ficasse presa ou se soltasse do dispositivo de descida quando a corda fosse empurrada.
Um movimento errado – e está feito
Uma liberação imprudente das mãos da corda ou uma liberação acidental do dispositivo de segurança – e pronto. Puxado para baixo por seu próprio peso, o recém-chegado descuidado cai incontrolavelmente nas profundezas. Se ele não reagir com rapidez suficiente em tal crise, isso pode causar ferimentos graves ou morte. Sem um dispositivo de frenagem automática ou uma trava de segurança embutida, a corda passará por todos os outros dispositivos de segurança sem ser freada.
Se a descida for muito rápida, entretanto, o dispositivo de frenagem embutido entra automaticamente em vigor com o Sistema de Rapel I da Petzl. O escalador pode liberar o bloco travado por meio da função anti-pânico acionada automaticamente. Então ele pode fazer rapel com calma e controle mais abaixo. As IDs de Petzl significam segurança adicional para escaladores experientes. Eles protegem escaladores inexperientes que desejam treinar rapel correto e seguro em diferentes alturas e situações da ocorrência de situações dramáticas.
Quais são os pontos fortes dos Ids de Petzl?
Um Petzl I é um descensor com travão automático com uma função anti-pânico incorporada. Este sistema de rapel foi projetado para trabalho em árvores, trabalho em altura perigosa por escaladores industriais ou operações de resgate técnico em altitudes mais elevadas. Com este descendente, a descida pode ser controlada por uma alavanca ergonômica. Por exemplo, o usuário pode abaixar lentamente ou mais rapidamente até a metade da altura. Ele pode ficar lá para mais trabalho encaixando o dispositivo auxiliar de rapel sem prender mais. A função anti-pânico incorporada e o bloqueio de segurança automático minimizam o risco de lesões graves em caso de erro de funcionamento.
Se você gostaria de dar uma olhada mais de perto no Eu, clique aqui * .
O sistema Auto-Lock permite que o usuário de um Petzl I permaneça em uma posição auto-selecionada em uma torre de resfriamento – sem usar a alavanca ou amarrar o dispositivo. A corda pode então ser puxada novamente sem mais acionamento da alavanca. Um clipe de segurança permite que o dispositivo de rapel permaneça preso ao arnês quando uma corda com um diâmetro de 4,9 – 5,1 polegadas é inserida. Com o descendente Petzl, cargas pesadas de até 620 libras podem ser descidas, se necessário. Isso significa que o ID tem uma vantagem sobre o RIG ao fazer rapel com uma carga útil total de 180 libras a mais.
Quais são os pontos fortes de uma Petzl RIG?
O novo sistema de rapel Petzl Rig, introduzido em 2018, pode ser classificado nas funções entre um GriGri * e o que acabei de descrever. No entanto, o sistema de rapel Petzl RIG não requer a função anti-pânico descrita acima. Possui grade protetora. Isso permite que o usuário enfie a corda sem ter que soltar o mosquetão. O Petzl RIG também tem uma alça um pouco maior. É adequado para cabos mais grossos do que um GriGri.
Se você gostaria de dar uma olhada neste incrível dispositivo, disponível na Amazon, você pode fazê-lo aqui * .
Deste ponto de vista, os RIGs são particularmente adequados para escaladores industriais experientes ou salvadores de alta altitude bem treinados. Graças à sua experiência e treinamento suficiente, eles têm a capacidade de reagir corretamente em emergências. Em uma situação de crise, esses alpinistas precisariam estar alertas o suficiente para soltar a garra do RIG e impedir a queda rápida. No caso de uma queda, entretanto, tal ação seria contra todos os instintos internos.
Com um RIG, os socorristas em altura podem, portanto, fazer rapel muito rapidamente em uma emergência, sem que uma função anti-pânico embutida seja ativada. Um dispositivo de rapel não faz distinção entre rapel rápido executado deliberadamente, rapel acidentalmente rápido demais ou comportamento de pânico que acabou levando a uma queda. Devido à ausência do freio anti-pânico na RIG, muito treinamento pode ser usado para conseguir um rapel rápido, que não é freado automaticamente.
Como os usuários experientes veem o Petzl I?
Salvadores de montanha experientes e equilibrados, escaladores de árvores treinados e trabalhadores industriais bem treinados não podem fazer nada de errado com a RIG Petzl. Para escaladores ansiosos e inexperientes, no entanto, o Petzl RIG é um dispositivo de rapel inadequado. É aqui que entra o sistema de rapel Petzl I com sua função anti-pânico.
Este dispositivo de rapel padrão, que foi projetado para o novo escalador ou o salvador de altura inexperiente, inclui uma alça multifuncional. Existe um botão que permite o rapel controlado em vários tipos de terreno. A função anti-pânico integrada é acionada automaticamente se a alavanca multifuncional for puxada com muita força.
Se a corda for enfiada incorretamente, o Petzl I também trava automaticamente por meio de um clipe de segurança. Isso minimiza o risco de acidentes causados por cabos emperrados. Durante a subida, o cabo desliza pelo dispositivo sem problemas, graças ao came de fixação giratório. O dispositivo de rapel não pode escorregar ou cair do escalador porque a abertura com o clipe de segurança na placa lateral móvel impede que isso aconteça. Isso também simplifica a instalação do dispositivo na corda ou deslizar para baixo em outros dispositivos de segurança intermediários.
O enfiamento do cabo é facilitado pela parte lateral giratória. Se o Petzl I for usado em um conjunto de resgate mais abrangente, a placa lateral giratória pode ser fixada com um parafuso de travamento. Por exemplo, a RIG pode ser usada como um batente em operações de resgate em altura ou ao fazer rapel de cargas pesadas em um sistema de bloco de polia com uma polia solta.
O Petzl ID é adequado para transportar um alpinista com peso corporal máximo de 310 libras até seu local de trabalho em alta altitude. Atenção: as ferramentas e equipamentos transportados já estão incluídos neste peso. No rapel, entretanto, pode-se usar um peso máximo de 550 libras. Com este dispositivo de rapel, no entanto, isso só é possível para escaladores experientes que foram treinados em resgate em altura e no uso desses dispositivos. Graças a essas características, escaladores experientes consideram o Petzl I um excelente auxiliar de rapel para escaladores inexperientes, preocupados com a segurança ou inseguros.
O desenvolvimento do sistema de rapel Petzl STOP provou seu valor. O Petzl I economiza tempo porque a alça multifuncional torna mais fácil segurar a corda na posição. A função anti-pânico integrada evita que o escalador toque acidentalmente na manopla e entre em profundidade sem frear. A função anti-erro também é útil se a corda não foi inserida corretamente.
Alpinistas experientes veem apenas as dimensões do dispositivo de rapel como desvantagem. Como ele pesa mais e é um terço maior do que o RIG da Petzl, usuários experientes podem achar esses recursos – bem como o dispositivo automático anti-pânico – irritantes.
Como os usuários experientes avaliam o RIG da Petzl?
Escaladores, técnicos ou socorristas experientes e bem treinados dificilmente podem fazer nada de errado com uma RIG Petzl para trabalhos apoiados por corda em grandes alturas. O dispositivo de rapel é adequado para cordas simples com um diâmetro de 4,1 a 4,5 polegadas.
Há também uma alça multifuncional neste descensor que pode ativar um sistema de recuperação automática. O reset automático da alça multifuncional evita que o usuário afunde acidentalmente a outra altura. O usuário pode controlar a corda manualmente. Se o dispositivo de rapel for carregado no arnês, a chamada “posição de estacionamento” – uma posição de empunhadura especial – reduz o risco de a empunhadura multifuncional ficar presa em algum lugar.
A RIG também evita que o auxiliar de rapel caia através de uma abertura na placa lateral móvel. Como com o I, a corda pode ser pega facilmente por meio de um came de fixação giratório. O Petzl RIG também pode ser usado para subidas mais curtas. Também é adequado para uso em um bloco de polia com um rolo solto. Pessoal bem treinado pode usar uma RIG para puxar cargas pesadas de até 200 quilos.
Alpinistas experientes também veem a Petzl RIG como uma grande melhoria em relação ao sistema Petzl STOP usado anteriormente. A função de reinicialização automática na alça do dispositivo é considerada um complemento perfeito para o RIG. Isso evita que a alça seja tocada acidentalmente e o freio da corda seja liberado. O aparelho é compacto e prático. Pelo menos com a primeira geração do Petzl RIG, os usuários notaram que o metal processado é um pouco mais macio do que com o I. Como resultado, ele pode se desgastar mais rapidamente. Isso pode ser muito caro e divertido se você estiver em uso profissional contínuo e tiver que subir e descer corda muitas vezes. No entanto, este auxílio de rapel é recomendado para técnicos experientes e socorristas de montanha.
No entanto, é importante que a tecnologia do dispositivo seja entendida e que uma reação prudente seja garantida em caso de incidentes imprevistos. Os riscos associados a um incidente de rapel são maiores com este descensor do que com o Petzl I. Portanto, eles nunca devem ser subestimados. Portanto, quase todos os escaladores experientes recomendam usar o Petzl I ao invés do RIG em caso de dúvida – a menos que o usuário já tenha anos de experiência em escalada e seja prudente o suficiente para reagir corretamente em caso de queda.
Resultado
Ambos os auxílios para rapel foram projetados pelo fabricante para usos específicos. Conseqüentemente, eles não são adequados como alternativas equivalentes. Em vez disso, o Petzl I * é obrigatório para os socorristas de alta altitude e escaladores industriais menos experientes, enquanto o RIG * é reservado para os socorristas e escaladores industriais bem treinados e experientes.
Por boas razões, o fabricante também oferece exercícios práticos e treinamentos, que devem ser aprofundados por treinamentos permanentes após o treinamento introdutório. O manuseio descuidado do I ou da RIG pode facilmente levar a um acidente, apesar de todos os recursos de segurança existentes. O fabricante Petzl dá algumas dicas para isso em seu site.
Você pode encontrar vídeos no YouTube que demonstram o uso correto dos dois sistemas. No entanto, nenhum escalador inexperiente deve usar facilmente um Petzl I ou RIG.
fonte: https://climbtheearth.com/petzl-rig-vs-id-which-descender-is-better-safer/
LEIA MAIS:
O TREINAMENTO DE NR 35 ONLINE TEM VALIDADE
Espaço Confinado: Tudo que você precisa saber
NR 32 traz orientações úteis para prevenção à Covid-19 nos serviços de saúde