Parada cardíaca: o que fazer e como realizar os primeiros socorros
De repente, uma pessoa que está ao seu lado desmaia. Os sinais indicam que ela não está respirando e que seu coração parou, ou seja, a vítima esta em parada cardiorrespiratória (PCR). Diante de uma situação como essas é preciso agir de forma rápida.
Você sabe exatamente o que fazer?
A situação pode acometer qualquer pessoa, independentemente de haver alguma doença cardíaca prévia ou não.
Para se ter uma ideia, de acordo com a SOBRAC, Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, das PCRs que acontecem fora dos hospitais, 86% delas ocorrem em casa e 14% em lugares públicos ou corporativos. E esses casos representam 200 mil das 300 mil mortes por PCR que ocorrem todos os anos no Brasil.
Principais Causas de PCR
Dentre as variadas causas podemos elencar algumas das principais: Choque circulatório, choque séptico, trauma, doença cardiovascular, entre outras. Um infarto pode causar parada cardiorrespiratória, já que este pode prejudicar o músculo do coração, impedindo-o de se contrair vigorosamente.
De forma mais técnica, podemos definir a parada cardiorrespiratória (PCR) como sendo a perda abrupta da consciência, geralmente ocasionada pela falta de um fluxo sanguíneo cerebral.
SAIBA MAIS: Parada Cardiorrespiratória x Parada Cardíaca – qual a diferença?
PRIMEIROS SOCORROS
Começando pelo fato de que ambulância não é a prioridade, e sim o atendimento à vítima, os principais passos são:
- Chame com vigor a vítima, mexa nela para verificar se ela responde;
- Confirme se a vítima respira, observando o tórax e mesmo se aproximando do seu rosto;
- Caso a vítima não apresente respiração e/ou batimentos cardíacos;
- Procure por ajuda e peça para trazerem um DEA, e permaneça ao lado da vítima.
- Inicie as compressões torácicas numa frequência de 100 a 120 por minuto. Não há necessidade de respiração boca a boca. Faça isso até chegar o desfibrilador externo automático (DEA), que não necessita de médico para o uso correto: ao ser ligado, o aparelho solta uma gravação explicando o que se deve fazer.
- DEA: aplicação do choque elétrico com o desfibrilador conforme instruções após se colocar as pás dos choques conforme a ilustração no aparelho.
LEIA MAIS: Lei Lucas – Primeiros Socorros nas Escolas é Obrigatório
Leis municipais obrigam, grande eventos, academias, aeroportos, além de possuírem um DEA, ter funcionários e com treinamento para atender uma parada cardíaca com desfibrilador.
Para leigos:
- 100 a 120 compressões por minuto (cadência).
- 2 polegadas (5 cm) de profundidade, pelo menos.
Se possível, a cada 2 minutos revezar com outras pessoas/socorristas na realização das compressões (não interromper por mais de 10 segundos).
Para socorristas treinados:
- 30 compressões por 2 respirações;
- 100 a 120 compressões por minuto;
- 2 polegadas (5 cm) de profundidade, pelo menos.
SAIBA MAIS: O que é um Desfibrilador Externo Automático – DEA
Veja abaixo as instruções para realizar a RCP corretamente:
- coloque a pessoa deitada com barriga para cima em uma superfície plana e rígida;
- ajoelhe-se ao seu lado (conforme imagem);
- você deve estender seus braços, sobrepor as mãos e entrelaçar os dedos;
- coloque-as sobre o ponto localizado anteriormente e, usando seus joelhos como apoio, inicie as compressões, jogando o peso do seu corpo sobre o tórax da vítima.
- mantenha os braços retos durante todo o procedimento e comprima constantemente o peito da vítima, dando total atenção ao ritmo(cadência).
Nesse último ponto, para manter a cadência (100 a 120 compressões por minuto), vou pode se guiar pelo ritmo da música “Stayin’ Alive, dos Bee Gees. A comunidade médica reconhece que a canção fornece a batida ideal para realizar as compressões no peito para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Tente cantar a música mentalmente, para adequar cada pressão ao ritmo das batidas da música.
Lembre-se: Para que as manobras gerem o resultado esperado (ressuscitação), é fundamental que o tórax da vítma em Parada volte à posição normal ao final de cada compressão.
E ai gostou do post? Se contribuiu com sua vida pode contribuir com mais pessoas COMPARTILHA
1 comentário
Segue mais uma boa aula.