Queda altura: representa 14,49% de mortes em acidentes de trabalho no Brasil
Queda altura: representa 14,49% de mortes em acidentes de trabalho no Brasil
Em 2017, das 349.579 comunicações de acidentes de trabalho (CATs) feitas pelas empresas ao NSS (Instituto Nacional do Seguro Social), 37.057 se referiam a quedas – 10,6% dos registros.
As ocorrências chamam a atenção pela gravidade. Entre os acidentes fatais de trabalho no último ano, as quedas representaram 14,49% do total. Das 1.111 mortes em ambiente de trabalho registradas no ano passado, 161 foram causadas por quedas.
Os dados revelam que os locais onde mais acontecem acidentes por queda são a construção civil, o transporte de carga, o comércio e hospitais. Esses acidentes geralmente têm relação com escadas, andaimes e estruturas e veículos motorizados. No ano passado, 56 trabalhadores morreram após caírem de andaimes e plataformas e 34 de veículos, como caçambas de caminhões.
Somados os números de acidentes e óbitos causados por quedas entre serventes de obras e pedreiros, trabalhadores da construção civil, foram 1.796 acidentes e 24 mortes em 2017.
De acordo com o Ministério do Trabalho, há regulamentação definida para evitar esse tipo de acidente – que geralmente acontece quando as normas de segurança são desrespeitadas. A norma 35 trata do trabalho em altura e a norma 18 estabelece regras para trabalho na indústria da construção civil.
Os motoristas de caminhão sofreram 1.782 quedas e foram registradas 16 mortes em 2017. De acordo com especialistas do Ministério do Trabalho, as quedas mais graves entre esses profissionais ocorrem durante a manipulação da carga e na subida e descida da carroceria. Isso poderia ser evitado com a instalação de cabos de aço, conhecidos como “linha de vida” ou outros pontos seguros de ancoragem para o uso de cinto de segurança contra quedas.
fonte: Da Agência Brasil
LEIA MAIS:
O TREINAMENTO DE NR 35 ONLINE TEM VALIDADE
Espaço Confinado: Tudo que você precisa saber
NR 32 traz orientações úteis para prevenção à Covid-19 nos serviços de saúde
Marcação:acidente de trabalho, NR 35, nr 35 campina grande, nr 35 joão pessoa, NR 35 trabalho em Altura, NR-35, NR35, nr35 campina grande, nr35 joão pessoa, paraíba, queda, queda em altura, resgate NR 35, resgate NR 35 altura, resgate NR35, resgate trabalho em altura, salvamento nr35, segurança do trabalho, sst, Trabalho em Altura, trabalho em altura brasil, trabalho em altura campina grande, trabalho em altura joão pessoa, trabalho em altura norma, trabalho em altura nr 35, trabalho em altura nr35