3 segredos para aumentar seu desempenho pessoal e profissional
Que empreendedor ambicioso não quer melhorar seu desempenho? Assim como os atletas, os empresários mais motivados não querem nada mais do que técnicas para elevar o seu nível para o trabalho. No entanto, o desempenho é como a saúde: geralmente não prestamos atenção a ele até que haja um problema. Frequentemente, navegamos no piloto automático e assumimos que um ótimo desempenho será obtido apenas com a realização do trabalho.
O problema com essa suposição é que o desempenho não é diferente da maioria das coisas nos negócios – requer seu próprio espaço na lista de tarefas . Se ele for analisado da maneira que as metas de negócios são mais amplas, ele melhora e o desempenho diário se torna algo que você pode controlar.
Tomemos o João Pedro (nome fictício) , um cliente meu que administra seu próprio negócio em rápido crescimento. Pedro provavelmente dobrará seus rendimentos no próximo ano. Ele agora é extremamente ocupado e faz o que pode para manter os negócios avançando. No entanto, tudo isso tem lhe custado caro, ele anda dizendo que tem perdido o “Tesão” pelo o que faz.
Como isso, mesmo prosperando, ele perdeu parte de sua fome e excitação por seu trabalho. O que é confuso é que ele construiu o negócio – ele ama o trabalho – então por que sua paixão diminuiu?
Ao consultar Pedro, o que ficou claro para mim foi que ele estava fazendo um trabalho desalinhado com seu talento (propósito). Seu talento, que estava resolvendo os problemas dos clientes através de análises pesadas de dados e soluções criativas, tornando-se a superpotência da empresa. No entanto, ele estava gastando mais da metade de seu tempo fazendo vendas, o que foi algo que tirou toda sua energia. Sua energia estava sendo consumida por fazer um trabalho que ele não gostava.
O problema é que Pedro sentiu que tinha que estar fazendo vendas. O que ele precisava era de um plano estratégico para encontrar o vendedor certo em quem pudesse confiar e, em seguida, realocar sua energia para o trabalho que o empolgava – e, a longo prazo, reafirmando sua importância para si e para a empresa.
João Pedro é um ótimo exemplo do que vejo em inúmeros empreendedores que estão ocupados tentando obter sucesso à custa de seu próprio desempenho – e, finalmente, da empresa. Com isso em mente, aqui estão três segredos para repensar seu próprio desempenho, mesmo sob as condições estressantes de criar e administrar um negócio próspero:
-
Entenda que seu talento é importante.
Como líder, você pode achar que é o mais adequado é administrar todas as partes do negócio, porque possui a maior expertise do negócio. A realidade é que, se essas tarefas não estiverem alinhadas com o seu talento, serão mais exaustivas para você e reduzirão sua energia e aumentarão seu estresse. Esses são os assassinos da sua performance. Encontre alguém para ajudá-lo a gerenciar as tarefas que não são estimulantes para você.
Delegue funções!
-
Contrate pessoas direcionadas ao propósito.
Uma das razões pelas quais os empreendedores sentem que precisam fazer tudo é que começaram o negócio, e que são os mais apaixonados pelo o sucesso desse negócio. Você precisa contratar pessoas que acreditem no seu propósito tanto quanto nos objetivos da empresa. Certifique-se de ter uma declaração de missão e que ela tenha uma conexão pessoal com qualquer pessoa que você contratar. Dessa forma, você está contratando pessoas que estão tão motivadas para ter sucesso quanto você.
-
Esteja ciente de onde seu tempo é gasto.
A maioria dos empreendedores atua no piloto automático. Em vez disso, gaste 10 minutos toda semana para ver como você gastou seu tempo, quão emocionante foi o trabalho e onde estavam seus momentos de tédio. Faça a si mesmo estas perguntas:
Quão animado estou?
Qual é o meu maior desafio?
Estou entediado?
Administrar uma empresa não é diferente de estar em um grande campeonato. Os atletas têm treinadores e avaliam constantemente seu desempenho. Os empresários podem se beneficiar fazendo a mesma coisa. Como chefe, você tem mais controle sobre onde aloca sua energia e tempo – verifique se está fazendo as coisas que levam você e sua empresa ao próximo nível.