“PREVENIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR”
Certamente todos ouvimos uma frase que serve para praticamente todos os aspectos de nossa vida:”“prevenir é melhor do que remediar”.
Sem dúvida, o valor gasto em melhorias no ambiente de trabalho compensa a perda de uma vida ou um funcionário afastado por motivo de doença. Por mais que se indenize ou pague uma pensão, o dinheiro não substituirá, jamais, a pessoa que morreu ou teve sequelas por causa de um acidente.
A prevenção é de total responsabilidade dos empregadores. Toda empresa deve ter treinamento pessoal, boas condições de trabalho e verificar quais setores estão vulneráveis. Além disso, cada profissão tem sua regulamentação com normas estabelecidas para evitar situações de risco.
Lembremos que a prevenção é o método mais eficaz e menos oneroso do que o tratamento e o processo de reabilitação.
Acidente de Trabalho: como é possível prevenir?
Podemos dividir em três os grandes grupos que precisam receber atenção no ambiente laboral: ferramentas e equipamentos, ambiente e pessoas.
Ferramentas e equipamentos: Tudo que é utilizado no trabalho precisa estar sempre em excelentes condições e com manutenção em dia para prevenir acidentes;
Ambiente: é tão importante quanto o dos equipamentos. Tudo precisa estar limpo e organizado para evitar desde os acidentes. É importante também que tudo seja bem sinalizado, especialmente se uma determinada atividade possa representar risco não apenas a quem a executa, mas a outras pessoas que possam circular naquele ambiente;
Pessoas: e essa é uma variável que influencia todas as outras. São seres humanos que os manuseiam, que desempenham as funções operacionais, e muitos acidentes de trabalho são causados por negligência, excesso de confiança, falta de conhecimento, todas características que podem estar em cada um de nós.
Somente a manutenção preventiva e uma constante inspeção técnica periódica podem garantir que tudo esteja em perfeitas condições de segurança para uso.
Todos os trabalhadores precisam ter consciência da importância do trabalho com segurança. Sem falar que o treinamento adequado e a reciclagem são essenciais.
A questão da segurança é uma via de duas mãos, em que o gestor tem a obrigação de fornecer os meios e o conhecimento para um trabalho seguro, enquanto o trabalhador precisa ter a responsabilidade com o bom uso e a conservação do ambiente e dos equipamentos.
Quer prevenir acidentes de trabalho na sua empresa? Entre em contato conosco.