Panela de Pressão – Mitos e Verdade
Quando mal utilizadas, panelas de pressão podem virar uma bomba. Veja como evitar acidentes e aproveitar o melhor delas
Primeiramente é importante entender que vender panela de pressão sem o selo do Inmetro é ilegal. Cheque isso sempre, e na hora de reparos, não tente fazer em casa, procure a assistência autorizada
Muitos acidentes seriam evitados se seus acessórios e válvulas de segurança fossem trocados por peças originais ao se desgastarem.
Leia sempre o manual de uso e segurança.
Agora vamos aos mitos e verdades sobre o uso da panela de pressão
1. Panela de pressão explode: VERDADE
Se não for usada corretamente, ela pode, sim, provocar uma explosão grave, destruir a cozinha e ferir seriamente quem estiver por perto. Para reforçar a segurança, o ingrediente deve ir para a panela acompanhado de água ou outro líquido em quantidade suficiente.
Veja o vídeo de como ocorre um explosão em uma panela de pressão!
2. Panela de pressão só cozinha feijão e carne: MITO
O tempo de cozimento na panela de pressão é mais rápido. Basta adaptar esse tempo e fazer vários tipos de receitas. Evite apenas cozinhar cevadinha, mingau de aveia e ervilha seca. Esses alimentos formam espuma, obstruindo a saída do vapor pela válvula.
3. O tempo de cozimento começa quando a panela chiar: VERDADE
O cozimento começa assim que a válvula começa a deixar escapar vapor, produzindo um sopro, e não logo que a panela vai ao fogo. Reduza o fogo e marque o tempo de cozimento indicado na receita.
4. Posso esfrie panela de pressão debaixo da torneira?
Primeiramente respeite as instruções do fabricante. Qualquer que seja o modelo da panela, sempre espere o pino baixar e sair toda a pressão. Colocar a Panela debaixo de água corrente para que esfrie logo, não é uma boa ideia. O correto e idea é deixar a pressão sair naturalmente. Só depois poderá abri-la com tranquilidade e garantia. E mesmo quando for seguro abrir a tampa, faça-o longe do seu rosto, pois há o risco do alimento estourar devido a mudança de pressão e temperatura, ou até mesmo queimae-se com o vapor quente.
Capacidade: Uma panela cheia demais pode entupir a válvula o que é extremamente perigoso.
De modo geral, a medida ideal é de 2/3 de agua em relação ao total.
NUNCA ABRA A PANELA SEM ESTAR SEGURO DE QUE NÃO HÁ MAIS PRESSÃO DENTRO DELA.
Está pratica de esfriar a panela debaixo da torneira é muito perigosa, e estraga as peça da panela devido o choque térmico que ela sofre. Ou seja o esfriamento rápido da panela deforma a tampa, o selo, a válvula, o peso e borracha se torna a primeira vitima…
Observe os detalhes
✔ VÁLVULASe a panela estiver no fogo e você notar que a tampinha vermelha da válvula levantou, desligue imediatamente e se afaste. Quando parar de chiar, abra a panela, limpe bem a peça e volte a usá-la.
✔ BORRACHA DE VEDAÇÃOSubstitua sempre que estiver quebradiça ou com alguma rachadura. O ideal mesmo é, dependendo da frequência de uso, trocá-la a cada três meses.
✔ PINO E VÁLVULASe entupidos, aumentam a chance de a panela explodir. Para mantê-los sempre bem limpos, lave a panela após o uso e, com a ajuda da ponta de um clipe de metal (aquele usado em escritório), remova qualquer resquício de alimento dos furinhos da válvula. Atenção: jamais use palito de dente ou fósforo! Eles podem quebrar dentro da válvula, ficando impossível removê-los. Resultado:panela aposentada para sempre…
✔ EXIJA PEÇAS ORIGINAIS!Ao substituir válvulas de segurança e borracha de vedação, não aceite peças genéricas. Sim, elas são mais baratas, mas causammau funcionamento, te fazem perder a garantia contratual e podem provocar acidentes graves, como queimaduras.
O jeito certo de usar
1. Capriche na limpeza
Desencaixe a borracha de vedação da tampa e lave-a separadamente.
2. Confira se existe pressão
Se a panela não produzir pressão e o vapor escapar pela tampa, verifique se a borracha está colocada corretamente.
3. Faça manutenção diária
Veja se a borda da panela está em bom estado e se não se deformou com o uso. Se houver algum problema, leve-a à assistência técnica. E troque a borracha de vedação quando rachar.
4. Não encha até a boca
Para a válvula não entupir, ao cozinhar algo mais líquido, como feijão, deixe o nível de água pelo menos três dedos abaixo da tampa. Se for carne, a água deve chegar até metade da panela.
5. Repare no apito
O cozimento do alimento se inicia quando a panela começa a apitar. Aí, é hora de abaixar o fogo e contar o tempo indicado na receita a ser preparada.
6. Observe a válvula.
Enquanto a panela estiver no fogo, veja se a válvula está funcionando normalmente. Se não estiver liberando vapor, pode estar obstruída. Para resolver, basta levantá-la.
7. Tenha cuidado ao abrir
Jamais abra a panela assim que desligar o fogo. O ideal é esperar que ela esfrie naturalmente. Se estiver com pressa, coloque-a embaixo da torneira de água fria até parar de chiar, sem erguer a válvula. Depois, é só abrir com cuidado. Sempre afaste bem o rosto nesse momento.