O que é DDS?
O DDS – Diálogo Diário de Segurança é um mecanismo de conscientização dos profissionais, principalmente os de operação, sobre a correta utilização de equipamentos, o respeito às normas de segurança e a prevenção de acidentes. Como o nome sugere, deve ser diário, e realizado antes do início da jornada de trabalho, com duração entre 5 e 10 minutos, e conduzidos pelo líder da equipe, pelo técnico ou engenheiro de segurança ou ainda por um profissional convidado.
Quando falamos sobre Segurança do Trabalho, devemos estar cientes de que estão envolvidos diversos fatores. Um desses é o fator humano, que possui a comunicação como um dos pontos mais importantes a serem abordados. É exatamente disso que o DDS se refere.
Qual objetivo do DDS?
Divulgar informações a respeito dos procedimentos de segurança para o trabalho. Além disso, ele é uma oportunidade para a promoção das medidas de prevenção de doenças e acidentes. Ou seja, ele pode até mesmo ir além e garantir que os funcionários façam a diferença na sociedade.
Quais são os benefícios do DDS?
Entre as vantagens que o DDS traz às empresas praticantes, podemos listar:
- divulgar informações;
- colher informações;
- conscientizar os participantes;
- aumentar a produtividade;
- diminuir os acidentes de trabalho;
- reduzir custo com assistência médica;
- engajamento dos funcionários;
- aumento do nível de satisfação;
- aumento do nível de segurança dos funcionários.
DDS – Como fazer?
- Escolha bons temas
De acordo com as características dos trabalhadores e da empresa, busque temas compatíveis e atuais. É interessante deixar essa questão aberta para sugestões. Você também pode pesquisar na Internet sobre assuntos que estão em alta e adaptá-los à realidade operacional da empresa.
Os mais simples acontecimentos do dia a dia podem ser transformados em gancho para boas discussões. Seja sensível para colocar a necessidade dos colaboradores sempre em primeiro lugar. Afinal de contas, o DDS precisa atender às demandas do grupo e não à sua.
- Organize e divulgue um calendário
Organizar as palestras em um calendário pode gerar efeitos muito positivos, já que todos saberão com antecedência quais são as datas dos encontros. Além disso, a divulgação do DDS por conta da empresa ajuda a endossar a ação, realçando a importância que a direção atribui à prática.
Não existe a obrigação de que o DDS aconteça em um dia específico. Você pode fazer com que ele seja quinzenal, semanal ou que ocorra duas vezes por semana, por exemplo. Isso vai depender da estratégia da empresa e do nível dos riscos a serem vivenciados pelos trabalhadores.
Se liga aí!
A falta de conhecimento é um dos fatores determinantes que muitas vezes pode comprometer a segurança de um ambiente de trabalho. Por isso, o DDS é responsável por garantir que os indivíduos tenham mais consciência, sejam responsáveis e cumpram as normas da empresa.
Qualquer dúvida entre em contato!
(83) 3201-1698, de segunda à sexta, das 8 h às 18 h
contato@s2treinamentos.com.br
www.instagram.com/s2treinamentos
Veja também o nosso BLOG