O Anel dos extintores – Cores e Função – Saiba tudo
O Anel dos extintores, cores e função
Para que se garanta a segurança dos consumidores e extintores, o inmetro regulamentou, através da Portaria 412/2011, os materiais e cores dos anéis de identificação de manutenção que devem ser utilizados em cada período de um ano, nas recargas/manutenções de extintores.
Abaixo segue as especificações que contemplam o período de 2018 até 2025:
O Anel de plástico ou metálico informa em que ano o extintor foi recarregado. No anel de metal a data é puncionada, enquanto os anéis de plástico são de cores diferentes conforme visto na imagem acima.
OBS.: Todos os extintores que passarem por manutenção de 2º ou 3º níveis deverão obrigatoriamente ter seus anéis trocados, prova de que os mesmos foram abertos.
O Selo holográfico de Conformidade do Inmetro
Outro ponto importante a ser visualizado no extintor é o selo holográfico, que demonstra que o extintor foi fabricado e tem sua manutenção realizada por empresas certificadas e credenciadas pelo Inmetro. No extintor o selo é avermelhado e traz informações do fabricante. No extintor que já passou por manutenção o selo é azulado e traz informações sobre a empresa e a data da manutenção.
Para mais detalhes sobre como devem ser feitas as inspeções e manutenções de primeiro, segundo e terceiro níveis, consulte a Portaria n° 5/2011 no link acima. As Normas ABNT 15808 e 15809 (de interesse dos Fabricantes) e a Norma ABNT 12962 (de interesse das Empresas de Manutenção) podem ser obtidas junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas.
CURSOS ONLINE QUE VOCÊ DEVERIA FAZER
Primeiros Socorros – Suporte Básico a Vida (online)
Brigada de Incêndio e Emergência – Reciclagem
Curso NR 20 – inflamáveis e combustíveis