NBR 16710 resgate industrial: Trabalho em altura e espaço confinado
Publicada em 2020, a norma complementa a NR-35 oferecendo um padrão de capacitação às pessoas responsáveis pela execução do salvamento.
Toda situação de salvamento é um desafio para o socorrista que precisa estar capacitado para executar os procedimentos técnicos em qualquer ambiente. Se o resgaste ocorrer a metros do chão, muitos fatores podem colocar em risco a sua vida e a da vítima. A partir da publicação da NBR 16710, houve uma padronização dos requisitos necessários para a qualificação do profissional de resgate industrial em altura e espaço confinado.
O foco da nova norma técnica é o trabalho da equipe de resgate citada na NR-35, que pode ser da empresa contratante, terceirizada ou composta pelos próprios trabalhadores que executam o trabalho em altura, em função das características das atividades.
Richard Macedo, Diretor operacional da S2 Treinamentos, Bombeiro militar a mais de 12 anos, entende que a NBR 16710 traz referências importantes na elaboração do plano de resgate em altura e que não constavam na NR-35.
“Imagina executar um salvamento em uma torre com 60 metro ou em um poste elétrico? Além do preparo físico, o profissional tem que lidar com as condições desfavoráveis do vento e ambiente para tomada de decisões quanto aos equipamentos e manobras de segurança”, avalia.
Richard lembra que é fundamental realizar treinamentos simulados nos ambientes.
“Quanto mais próximo da realidade a ser enfrentada pelo profissional, melhor será o seu desempenho. Os simulados também permitem fazer ajustes no plano de resgate”
Com anos de experiência em resgate industrial, Janiel Célio, instrutor de cursos em altura, esclareceu que resgate industrial e urbano, ainda que usem basicamente os mesmos EPIs e equipamentos auxiliares, se distingue bastante do universo dos trabalhos em altura realizados através das técnicas de acesso por corda.
Os dois especialistas foram unânimes em concluir que a NBR 16710 oferece às empresas um conteúdo detalhado e padronizado para a capacitação das pessoas indicadas para executarem o plano de resgate em altura e espaços confinados com cargas horárias definidas, validade dos treinamentos e atributos para o profissional de acordo com seu nível de treinamento.
LEIA MAIS
Sindrome da Suspensão Inerte, o que é, resgate e primeiros socorros.
Sistema de Ancoragem para trabalho em Altura – Forças vetoriais
Marcação:acesso por cordar, campina grandee, como realizar resgate em altura, curso nr 35 campina grande, joão pessoa, nbr 16710, nbr trabalho em altura, NR 35, nr 35 campina grande, nr 35 joão pessoa, NR35, resgate industrial, segurança do trabalho, supervisor trabalho em altura, Trabalho em Altura