Mitos sobre primeiros socorros – não faça isso
Os primeiros socorros podem ser a diferença entra a vida e a morte. Embora todos nós tenhamos conhecimento básico de primeiros socorros, existem muitos mitos e muitas informações contraditórias espalhadas por aí que podem acabar sendo perigosas em uma situação real. Ter a informação certa em mãos é vital, e quanto mais pessoas entendem os perigos dos mitos sobre primeiros socorros, mais pessoas são salvas. Nós conferimos alguns dos mitos mais populares que realmente precisam ser desmentidos!
Mito 1: Forçar a criança a vomitar se ela tiver engolido veneno
Embora essa possa parecer uma reação racional, forçar a pessoa a vomitar pode só piorar a situação. Dependendo da substância ingerida, o vômito pode causar queimadura nas vias aéreas ou maiores complicações. É melhor chamar uma ambulância e fazer a criança beber leite ou água para expelir a substância corrosiva.
Mito 2: Amarrar um torniquete na perna de alguém que está sangrando
A menos que a artéria principal seja rompida, amarrar um torniquete ao redor de um membro pode fazer mais mal do que bem. O torniquete vai interromper todo o fluxo sanguíneo para o membro, causando um possível dano celular desnecessário. É melhor aplicar compressão direta no ferimento para impedir a perda de sangue.
SAIBA MAIS: TORNIQUETE
Mito 3: Pôr gelo sobre uma queimadura
Quando sofremos uma queimadura, nossa reação imediata é colocar gelo sobre a área queimada. Isso, na verdade, é a coisa errada a fazer, pois fere a pele sensível. Pequenas queimaduras também não devem ser enfaixadas ou cobertas com manteiga, mel ou qualquer outra substância. É uma queimadura, não precisa jogar molho! Isso retém o calor e faz com que a queimadura fique pior. É melhor lavar a queimadura com água fria corrente.
Mito 4: Chupar veneno de picada de cobra
Quem nunca ouviu falar que é importante chupar o veneno depois de uma picada de cobra? Saiba que os médicos garantem que essa técnica é inútil e pode atrasar o atendimento médico de urgência, que é necessário nestes casos. O procedimento também pode contaminar o ferimento e provocar danos aos nervos e vasos sanguíneos da vítima. Em caso de picada de cobra venenosa, o ideal é buscar atendimento especializado com a máxima urgência.
Mito 5: Chupar o veneno de uma mordida de cobra
Este é antigo, mas as pessoas ainda acreditam. Isso nunca funciona, pois a toxina já está na corrente sanguínea. Não tem quantidade que você possa chupar que vá ajudar. Faça a pessoa relaxar, respirar lentamente, e chame os paramédicos imediatamente. Fonte: Pixabay
Mito 6: Compressões cardíacas podem fazer mais mal do que bem
Nós ouvimos frequentemente que compressões cardíacas incorretas podem ferir um paciente. O fato é que, se o coração da pessoa tiver parado, ela não vai se importar com uma costela quebrada se sair viva. Evitar compressões cardíacas não é razoável em uma situação de vida ou morte.
veja: O QUE NÃO FAZER UMA PARADA CARDIORESPIRATÓRIA
Mito 7: A ambulância vai chegar em instantes
Embora os tempos de resposta possam variar, é sempre uma questão de minutos até os paramédicos chegarem à cena. Se os primeiros socorros não forem administrados nesse tempo, a condição da pessoa pode deteriorar, e pode não ser possível salvá-la quando a ambulância chegar. Sempre avalie a situação e não dependa totalmente dos paramédicos.
Mito 8: Uma pessoa poderia engolir a língua durante um ataque
Até nove em cada dez pessoas não conseguem encontrar pulso em uma situação de primeiros socorros. Isso fica ainda mais difícil se a pessoa estiver com o ritmo cardíaco fraco ou lento. Se você achar que o coração da pessoa parou, o desfibrilador detecta automaticamente se é o caso e administra choques, se necessário.
Mito 9: Pôr algo na boca de uma pessoa tendo convulsões
É também algo comum nos filmes. Uma pessoa sofre um ataque e alguém que passa por ali põe algo na boca do paciente para que não engula a língua bloqueando as vias respiratórias. Isto é uma tremenda bobagem, mesmo que estejamos desacordados, temos a plena capacidade de controlar a nossa respiração.
Na realidade quando um socorrista coloca algo na boca de um paciente em estado de choque é para evitar que este morda a própria língua, porém é utilizado em ultimo caso, pois a vítima pode ter dificuldades de respirar. Em vez disso, deite a pessoa de lado e ponha um travesseiro sob sua cabeça.
Coloque nesta posição:
Mito 10: Sangramentos no nariz
Fonte da imagem: Reprodução/WetreatKidsBetter
Nada de virar a cabeça para trás nesses casos, hein! Isso faz com que você engula sangue e, como esse não é o seu cardápio favorito, é bem capaz que você tenha náuseas e venha a vomitar, o que pioraria a condição do seu nariz. O ideal a fazer, nesses casos, é manter a cabeça ligeiramente inclinada para frente enquanto você aperta seu nariz com os dedos indicador e polegar durante 15 minutos. E nada de deitar, hein!
E em todos os casos não esqueça de acionar uma equipe especializado para o local!
Quer ajudar a tornar o mundo mais seguro?
Aprenda as habilidades para salvar vidas com os nossos cursos de primeiros socorros!
Acesse: www.s2treinamentos.com.br/
Maque alguém que ficaria feliz em saber que você quer compartilhar isso com ela? Compartilhe!
👨💻 Torne-se um usuário da nossa plataforma, são diversos cursos gratuitos e com certificado para você desenvolver-se pessoal e profissionalmente
✅ Certificado Válido em todo território nacional
✅ Aulas gravadas, com uma metodologia simples, para te ajudar a superar todos os desafios atuais e conquistar seus objetivos. ➡ https://s2treinamentos.com.br/cursos 📌
📱 Participe do Nosso Canal no Telegram e fique por dentro sempre que eu disponibilizar um novo conteúdo que irá te ajudar a viver a vida que você deseja. ➡ http://t.me/s2treinamentos
📱 Receba as notificações em seu WhatsApp dos novos conteúdos que irão te ajudar a viver a vida que você deseja. ➡ https://bit.ly/2rDRXQZ
Siga a S2 TREINAMENTOS aqui ↴
🔵 FACEBOOK: https://www.fb.com/s2treinamentos
📷 INSTAGRAM: https://www.instagram.com/s2treinamentos
Links pesquisados:
Marcação:A ambulância vai chegar em instantes, Chupar o veneno, convulsões, cuidados com primeiros socorros, engolir a língua, erro com a vítima, erro no aph, erro nos primeiros socorros, erros no atendimento a vítima, Forçar a criança a vomitar, mitos dos primeiros socorros, não cometa esse erro, Pôr gelo na queimadura, primeiros socorros, sangramento no nariz
2 Comentários
Bom curso
Conteúdo maravilhoso