Como realização RCP – Parada cardiorrespiratória
Como realização RCP – Parada cardiorrespiratória
A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é uma técnica essencial para salvar vidas, usada em pessoas inconscientes e sem respiração. É uma combinação de compressões torácicas e respirações usadas para manter o fluxo sanguíneo e oxigênio por todo o corpo para manter o cérebro vivo até a chegada da equipe médica de emergência. O treinamento em RCP é a melhor maneira de saber como ajudar as pessoas em situações de emergência.
Antes de começar a RCP
Existem algumas coisas a fazer antes de iniciar as compressões torácicas para garantir a sua segurança e certificar-se de que a vítima realmente precisa de RCP.
Verifique a cena e a vítima
Isso não deve demorar muito, mas verifique se a área é segura. Se os fios elétricos estiverem no chão ou se houver outros perigos na área, não entre e ajude a vítima. Isso pode piorar a situação e criar outra pessoa que precisa ser resgatada.
Se a cena for segura, verifique a vítima. Toque em seu ombro ou braço e pergunte se eles estão bem. Se não houver resposta, é hora de agir.
Pedir ajuda
Depois de determinar que a vítima está inconsciente, ligue para o 192 ou 193 ou peça a alguém para fazer a ligação. Em seguida, avalie a vítima aproximando-se da boca enquanto olha para o peito. Veja se você sente algum ar estável ou testemunha seu peito subindo e descendo. Se a pessoa não estiver respirando (suspiros intermitentes não contam), é hora de começar as compressões torácicas. Se você estiver em um local com um desfibrilador externo automático (DEA), peça a outro observador para recuperá-lo, mas não o pegue você mesmo.
Guia Rápido para RCP
Existem algumas etapas simples para realizar a RCP.
- Dê trinta compressões torácicas
- Dê duas respirações lentas
- Repita
obs: caso não possua meios ou algum impedimento para realização das respirações, realiza apenas as compressões torácicas.
A RCP é continuada até que uma destas coisas aconteçam: O retorno da vítima, a chegada de um DEA (após seu uso, continue a RCP) ou a ajuda médica de emergência chegar.
Treinamento de RCP: um guia detalhado para RCP em adultos
Etapa 1: aplicar compressões torácicas
Certifique-se de que a pessoa está deitada de costas em uma superfície plana e rígida. Remova rapidamente as roupas da região do tórax para evitar que obstruam as compressões e para poder encontrar o posicionamento adequado das mãos.
Coloque uma das mãos espalmada no centro do peito. A base da mão deve estar localizada no esterno. Coloque a outra mão em cima da primeira, entrelaçando os dedos. Diretamente acima da pessoa, estique os braços e pressione para baixo, comprimindo o peito cerca de cinco centímetros. Continue fazendo isso a uma taxa de 100 a 120 compressões por minuto. Você pode usar o ritmo das musicas Baby Shark ou Staying Alive para referência do ritmo adequado.
Continue fazendo as compressões até completar 30.
Etapa 2: dar respirações de resgate
Em seguida, você precisa respirar pela vítima. Incline a cabeça ligeiramente para trás para ajudar a abrir as vias respiratórias. Em seguida, tampe o nariz e coloque sua boca sobre a deles para cobri-lo. Sopre em sua boca para que o peito suba. Se você não vê o movimento do tórax, incline a cabeça novamente e tente outra respiração.
obs: Muito se fala sobre a proibição da respiração boca-a-boca, porém ela não esta proibida, porém nós aqui na S2 não recomendamos o seu uso. Logo, se possível utiliza um meio artificial de fornecimento de oxigênio para vítimas.
Depois de ver o tórax subir e descer com a respiração, dê mais um exatamente igual. Em seguida, volte às compressões torácicas.
Etapa 3: Repita até que chegue ajuda
Repita o processo de dar 30 compressões torácicas seguidas de duas respirações até que os técnicos de emergência médica (EMT) cheguem ou você esteja cansado demais para continuar.
Etapa 4 (opcional): use um AED
Se as pessoas presentes conseguirem obter um AED, não tenha medo de usá-lo. Os DEAs são automatizados com instruções para ajudá-lo passo a passo.
Existem almofadas para adultos e almofadas infantis (para crianças com menos de 8 anos). Se você não tiver absorventes infantis, os adultos podem ser usados. Basta colocar uma almofada no peito e a outra nas costas. Certifique-se de ficar longe do corpo quando for instruído, para não se chocar. Certifique-se de que todos os espectadores também estejam longe.
Depois de usar o DEA, continue a RCP, deixando os eletrodos no lugar.
LEIA MAIS: Recomendações do uso do DEA
RCP somente por compressão (ou RCP de rua)
Ao receber o treinamento em RCP, provavelmente você será informado sobre a RCP de rua. Durante a RCP de rua, as ventilações de resgate são omitidas e apenas as compressões torácicas são administradas. Se a pessoa que precisa de RCP for completamente estranha, você pode não se sentir confortável em fazer a ressuscitação boca a boca. Haveria perigos envolvidos neste tipo de contato. Com o surto de coronavírus, influenza e outras doenças transmitidas por fluidos corporais, pode não ser seguro aplicar as respirações de resgate.
Nesses casos, ou se você simplesmente se sentir desconfortável com o boca a boca, é perfeitamente normal aplicar uma RCP de rua. Na verdade, é melhor do que não fazer nada.
Considerações finais sobre a administração de RCP
Existem algumas pequenas diferenças entre a RCP em adultos e a RCP em crianças / bebês . Certifique-se de saber como fazer todos os três se estiver perto de crianças ou bebês.
Ter um treinamento de RCP para emergências pode um dia salvar uma vida , talvez até a de um ente querido. Seja em casa, no trabalho ou na rua, a RCP salvou quase 45% das vítimas cardíacas . Concedido, é algo que você espera nunca ter de usar.
Se você estiver procurando por mais informações sobre RCP e primeiros socorros, visite nosso blog e o nosso canal no YouTube