Coisas que você NÃO deve fazer nos primeiros socorros
Saber como agir para prestar os primeiros socorros a uma pessoa é importante. Mas toda ação tem uma reação e esta pode piorar a situação, pondo em risco a vida do ferido.
Para ajudar você a evitar erros básicos, nós da S2 Treinamentos iremos te ensinar o que não se deve fazer ao prestar os primeiros socorros.
E não se esqueça: na dúvida, chame o resgate: Samu: 192. Bombeiros: 193.
1. Lavar as feridas com água oxigenada e tratá-las com iodo ou álcool pode ser perigoso
Qual é o problema: a água oxigenada destrói as células do tecido e a ferida demora mais para cicatrizar. O iodo, o mertiolate ou o álcool queimam as células vivas e podem causar um choque doloroso e queimaduras ao entrarem na ferida.
O que fazer: lavar o machucado com água limpa ou fervida, aplicar uma pomada com antibiótico. Não coloque curativos nem gaze, se não for tão necessário, caso contrário, a ferida vai demorar mais tempo para cicatrizar.
2. A massagem cardíaca pode resultar em costelas quebradas e pulmões danificados
O que está errado: ao realizar a massagem cardíaca, é fácil quebrar as costelas, que podem danificar severamente os pulmões e o coração.
O que fazer: a massagem cardíaca deve ser realizada somente em último caso, se não houver pulsação, a pessoa não respirar e não houver médico ou resgate nas proximidades. Enquanto alguém chama a ambulância, o outro deve executar as compressões. O ritmo correto é de 100 a 120 compressões por minuto. Para treinar você pode usar o compasso da melodia da música ‘Staying Alive’ dos Bee Gees.
A massagem cardíaca para crianças pequenas é realizada usando os dedos (e não a mão toda). Atualmente, os protocolos de primeiros socorros recomendam que os leigos façam unicamente as manobras de reanimação cardiopulmonar.
3. O paracetamol pode causar problemas no fígado
O que está errado: ok, aqui não estamos falando de emergências médicas. Mas você deve saber que o paracetamol contém acetaminofeno. Reduz a dor, a febre e age como um anti-inflamatório, que é encontrado em muitos medicamentos populares. Uma dose excessiva de paracetamol causa insuficiência renal e hepática.
O que fazer: estudar cuidadosamente a dose. No caso dos adultos, a dose máxima de cada vez é de 1 grama, a dose diária máxima é de 4 gramas. O acetaminofeno é encontrado em várias drogas (geralmente aquelas que aliviam os sintomas de constipação e a dor de cabeça) e, como resultado, é fácil ultrapassar as doses autorizadas e isso pode causar intoxicação.
4. Se tiver hemorragia nasal, não leve a cabeça para trás nem se deite de costas
Qual é o problema: se durante a hemorragia nasal você leva a cabeça para trás ou deita de costas, a pressão sanguínea na cabeça aumenta. Determinar a natureza e risco do sangramento é impossível, assim que o sangue pode entrar nos pulmões e causar náuseas.
O que fazer: mantenha a cabeça erguida para baixar a pressão arterial rapidamente. Aplique algo frio no nariz. Usando o seu indicador e polegar tampe as narinas alternadamente durante 15 minutos e respire pela boca. Se o sangramento persistir, repita o procedimento. Chame uma ambulância, se o sangramento não parar ou se tiver sido causado por uma lesão.
5. Em caso de acidente de carro, não tire a pessoa do veículo, para colocá-la em uma posição confortável
O que está errado: geralmente, a morte após um acidente de carro ocorre depois de uma lesão no pescoço e na coluna vertebral. Qualquer movimento, a fim de ajudar o ferido a se deitar mais confortavelmente, pode matá-lo ou incapacitá-lo pelo resto da vida. Só faça isso em casos extremos, se tiver certeza, por exemplo, que o carro vai explodir ou cair numa ribanceira com a pessoa dentro.
O que fazer: Se alguém se machucou durante um acidente, há uma chance de que sua cabeça, seu pescoço ou sua coluna vertebral tenham sido danificados (por exemplo, não sentir os membros, mas não apresentar sangramento). Você deve chamar uma ambulância e cuidar para que a pessoa respire até que cheguem os médicos.
6. Em caso de intoxicação grave, não tome medicamentos que provoquem o vômito
O que está errado: as drogas que causam vômitos podem provocar queimaduras no esôfago e deixar que o vômito entre nos pulmões.
O que fazer: Se você suspeitar de envenenamento grave, chame o resgate, descreva os sintomas e a possível fonte de intoxicação, observando as recomendações do médico. Não tente avaliar por si mesmo o grau de perigo ou buscar conselhos na Internet: a overdose de vitaminas ou uma intoxicação por álcool podem ser tão perigosos quanto beber um copo de gasolina. Sem ajuda médica, a morte pode ocorrer dentro de uma hora.
7. Usar torniquete para estancar o sangramento poderá, em raros momentos, provocar amputações das extremidades do corpo, mais todo cuidado é pouco.
O que está errado: uma aplicação incorreta do torniquete pode pressionar as extremidades. O torniquete não detém o sangramento, mas interrompe a circulação do sangue nos membros, em situações acima de 2 horas com o uso do torniquete, pode provoca o início da necrose dos tecidos.
O que fazer: Dê preferência a um curativo compressivo, com um monte de gaze estéril ou um pano limpo sobre a ferida e mantenha-a sob pressão. É suficiente, enquanto a ambulância está a caminho. A exceção é uma forte hemorragia (geralmente arterial) em que a chance de morte é maior do que o tempo de chegada da equipe especializada. Caso isso ocorra, faça o torniquete o mais rápido possível.
obs: Não esqueça de anotar o horário que o torniquete foi realizado.
8. Não coloque uma colher na boca e não tire a língua da pessoa que tiver uma convulsão
Qual é o problema: durante a convulsão, a pessoa pode se sufocar por causa do objeto colocado na boca para proteger a língua.
O que fazer: durante uma convulsão, a pessoa pode tremer incontrolavelmente e até mesmo ficar azul. Mas os ataques acabam sozinhos e o corpo não é capaz de prejudicar a si mesmo gravemente. O importante é chamar o médico o mais rápido possível, tomar cuidado para que a pessoa não se bata durante a convulsão e que consiga respirar. Engolir a língua é fisiologicamente impossível e mordê-la não é perigoso. Vire a cabeça da pessoa de lado.
9. No caso de uma picada de cobra ou insetos venenosos é proibido sugar o veneno da ferida
O que está errado: na melhor das hipóteses, não vai acontecer nada e a pessoa morrerá do mesmo jeito. O veneno misturado com saliva atinge a boca criando uma outra fonte de infecção. Isto irá acelerar o envenenamento do corpo, o que pode causar edema pulmonar e parada cardíaca.
O que fazer: Se a mordida foi em um membro, adote uma posição horizontal, na qual a área afetada fique num nível abaixo do coração. Chame a ambulância e descreva em detalhes o que aconteceu, além de beber muito líquido. Faça a vítima se movimentar o mínimo possível.
Importante: não tente levar o paciente para o hospital por sua própria conta. Deixe que os especialistas façam isso
Incorreto: levar o doente para o hospital mais próximo.
O que fazer: chamar a ambulância, descrever a situação por telefone para o operador, para que, de acordo com essa informação, ele diga para onde deve levar o doente. Nem todos os hospitais têm medicamentos, especialistas e equipamentos necessários e começar a mover a pessoa de um lugar para outro pode ser muito perigoso.