Uso de celular postos de combustíveis mitos e verdades
Imagino que você já viu uma plaquinha de “proibido uso de celular” em postos de abastecimento de carro. Essa restrição se deve aos riscos de que uma faísca gerada pelo aparelho acabe mandando tudo pelo ares, tento em vista a alta concentração de gases inflamáveis ao redor das bombas de combustível.
Verdade ou Mito? Vamos analisar.
Alguns dizem tratar-se de uma lenda urbana, inclusive foi o termo usado pela redação da revista super interessante ao falar sobre o assunto. E nos últimos meses, um vídeo de uma explosão em um posto de combustível invadiu as redes sociais, viralizando o perigo do uso de celular nesses estabelecimentos. Mais será que foi o celular mesmo?
segue o vídeo:
“Para prevenir acidentes desse tipo, a pessoa tem que parar o carro na faixa indicada do posto, desligar o automóvel e as fontes de energia (rádio e farol), desembarcar todos, ir para frente do veículo e se distanciar do carro, pois na traseira é onde normalmente fica instalado o cilindro…”
Explicando as causas do acidente do vídeo acima:
Este lamentável acidente ocorreu no dia 08/04/2017, em um posto de combustível na cidade de São Gonçalo no Rio de Janeiro, resultando na morte de Érica Lima, 27 anos e, ainda, deixou mais 2 pessoas feridas, incluindo o seu marido, Jorge Siqueira de Souza, que foi internado no Hospital Estadual Alberto Torres. Fonte – O Dia e G1.
Ou seja, o acidente foi causado pelo cilindro de GNV defeituoso. “Não há o que temer em relação ao uso do celular neste caso. Notem que não há combustão (fogo), a explosão provavelmente foi causada por um defeito na instalação do GNV, no sistema de pressurização e não pelo uso do celular, disse nosso consulto Richard Macedo, Bombeiro Militar.
Reforçando o argumento
Segundo o artigo da Techmundo: “Um estudo realizado entre 1994 e 2005, em diversas partes do mundo, analisou incêndios em 243 postos de gasolina. Nenhum deles foi provocado pelo uso de celular. Porém, o medo de que a radiação eletromagnética sirva como um gatilho e induza algum tipo de corrente existe, ao menos na teoria. Para que aconteça um incêndio, é preciso que a força de uma bateria seja capaz de criar uma chama ou uma faísca, algo que os componentes de baixa voltagem de um smartphone dificilmente vão conseguir fazer.”
Colocando ainda mais pimenta no assunto vejam esse o vídeo de um acidente que ocorreu no dia 19 de novembro 2007, em São Paulo, envolvendo um celular e um caminhão-tanque.
O que causou este acidente se não foi o celular?
Neste caso vemos que o frentista sobe no caminhão para medir o nível de combustível e usa seu celular para iluminar a boca do tanque, logo depois ocorre uma grande explosão.
obs: De acordo com as normas o trabalhador deveria ter utilizado uma régua de medição para tanque de combustível.
Logo vemos que um faísca gerada pela bateria do celular gera a ignição necessária para que haja o processo de combustão (fogo). Analisando o foto de acordo com a teoria do fogo temo:
Combustível: Gases inflamáveis liberados pela gasolina
Comburente: Oxigênio do ar
Calor: Faísca gerada pela bateria do celular
Você deve esta se perguntando: Como assim faísca do celular?
Sempre que você aciona uma função do seu celular, ele utiliza energia da bateria para isso, logo os polos da bateira em contato com os polos de energia do celular entram em curto (faísca) para poder fornecer essa energia.
Outro vídeo que corrobora com nossa tese foi exibido em matéria na Rede Globo.
Contudo não precisa ficar morrendo de medo do seu celular tocar na hora que você estiver abastecendo seu carro, nem de utiliza-lo dentro do carro, até porque ao bater a porta do seu carro pode haver uma faísca, ao ligar e desligar seu carro uma faísca também ocorre, contudo essas situações não fazem com o que os postos explosão por ai, não é verdade? O caso do frentista acima foi uma raridade tendo em vista que ele estava exposto a uma nuvem de gases inflamáveis.
Concluímos então que existe sim o risco de um celular causar um incêndio em um posto de combustível, contudo as chances são mínimas e os casos reais raros em todo o mundo.
Embora este risco seja bastante baixo, os postos de gasolina e fabricantes de telefones mantém, por precaução e prudência, o aviso: NÃO USE O CELULAR QUANDO ESTIVER ABASTECENDO SEU CARRO!!!
Nossas Redes Sociais
www.instagram.com/s2treinamentos