Equipamento que antecipa acidentes de trabalho
A gigante Microsoft inova com no quesito segurança do trabalho e desenvolve um camera capaz de reconhecer os objetos do ambiente de trabalho, uma câmera com inteligência artificial, que analisa se tem alguma ferramenta sendo guardada de forma incorreta ou se possui pessoas não autorizadas no local.
A câmera da Microsoft – SenseCam – foi desenvolvida a partir da junção de três softwares de inteligência artificial, que são: Azure Stack, Azure IoT Edge e o Microsoft Cognitives Services. E com a ajuda de uma câmera idêntica que é usada com um Kinect (câmeras que reconhecem movimento e utilizadas como controle remoto em aparelho de jogos). A SenseCam utiliza desses aplicativos para conseguir reconhecer os objetos e pessoas, interpretando se o mesmo está em uma zona de perigo, e se caso esteja, registra uma fotografia no exato momento, também registrando se alguém não autorizado ou um colaborador que não está utilizando os equipamentos de segurança (EPI’s) corretamente passe pelo local.
Mas como funciona essa tecnologia?
A câmera inteligente analisa o ambiente e as pessoas que ali trabalham e consegue perceber quais objetos estão fora no lugar, quais oferecem riscos e também avalia se o trabalhador está apto ou não para determinada função.
A câmera permite diferentes interações, identica ferramentas guardadas de maneira incorreta ou esquecidas em locais inadequados, trabalhador sem equipamentos de segurança, entrada de pessoas não autorizadas, pequenos acidentes não percebidos pelo próprio funcionário, e muitas outras situações de risco que acontecem diariamente.
As câmeras podem ser instaladas por toda a empresa permitindo interação em tempo real e informando pelo celular os responsáveis pela Segurança do Trabalho para que sejam tomadas providências de acordo com cada caso.
Essa tecnologia além de inovar veio para auxiliar ainda mais os prossionais de Segurança do Trabalho na redução de acidentes que aumentam consideravelmente todos os anos. Muitos deles ocorrem devido ao esquecimento, falta de atenção, imprudência, e muitas vezes desconhecimento das normas de segurança.
Para a captura dessas imagens não é necessário ter equipamentos especiais, podendo ser feitos com smartphones comuns, tornando os custos baixos para a aquisição pelas empresas.
Para saber mais sobre a câmera clique aqui. E continue acessando o nosso blog para saber sobre dicas, curiosidades e notícias do mundo da segurança.
Você ou sua empresa tem conhecimento dessa tecnologia? Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas com um comentário nesse post. Ficaremos felizes em saber sua opinião!
Não se esqueça de compartilhar essa postagem nas redes sociais.
Marcação:saúde, segurança do trabalho, tecnologia