Elementos da Inteligência Emocional
De acordo com Daniel Goleman, psicólogo, escritor e PhD da universidade Havard(USA), tabém conhecido como o pai da inteligencia emocional, tal termo se refere a capacidade de cada indivíduo de identificar e lidar com os próprios sentimentos como também de quem o rodeia.
É através dela que diariamente lidamos com as diferentes situações que nos ocorrem.
Os principais elementos dela são:
1. Autoconhecimento
Reconhecer nossos sentimentos e emoções, só assim podemos controlá-los. Aceitar e admitir quando se está feliz, com raiva, triste, com ciúmes, com medo ou mesmo decepcionado, orgulhoso ou até mesmo dor; é de fato o primeiro passo para obter o controle sobre eles. Reprimí-los pode desencadear ações violentas, daí a importancia de conhecer cada uma delas e identificar o que as trazem a tona.
2. Autorcontrole
Todos tememos o que nos é desconhecido. Mas quando já possuimos o autoconhecimento em relação a nós mesmos e aos outros, sabemos então controlar situações adversas que venham a ocorrer.
3. Automotivação
Há pessoas que necessitam de um empurrãozinho né? Mas nem sempre teremos apoio ou motivação vindo de fora, por isso precisamos aprender a trazer essa motivação de dentro. Isso pode e vai acontecer se focarmos nossas emoções em nossos propósitos, envolvendo assim a capacidade de ser disciplinado, positivo e resiliente.
4. Empatia
Se colocar no lugar do outro, entender como le se sente e ajuda-lo a se desenvolver por meio de desafios e feedbacks construtivos, que ajudem-nos a serem a sua melhor versão.
5. Habilidades sociais
Interação e gerenciamento de todos os sentimentos emoções que envolvem essa realção. Dessa forma há uma boa comunicação e sempre que ocorrerem conflitos, uma boa conversa resolverá o mal entendido ou problema.
Pessoas com habilidades sociais se comunicam melhor e se adaptam a diferentes ambientes e personalidades, o que é muito positivo pessoal e profissionalmente.
Logo, talvez não desenvolvamos todos esses elementos, mas de certo, dois ou tres a gente consegue se nos esforçamos para tal. Como tudo nessa vida, para desenvolver inteligencia emocional precisamos praticar. A boa noticia é que hoje em dia já há técnicas para esse fim, porém será tema de um próximo post.