Capacitação Profissional quanto aos riscos
Orientações:
Por tratar-se de tema recorrente em todos os itens da NR 32 consideramos fundamental chamar a atenção para a obrigatoriedade de Capacitação Profissional dos trabalhadores quanto aos riscos ocupacionais e as medidas de proteção, prevenção e profilaxia recomendadas.
Quadro 3:Agentes e ambientes de risco ocupacional em serviços de saúde (32.2; 32.3; 32.4)
REGRA GERAL DA NR 32
Proibição estrita: No ambiente de trabalho com possível exposição a agente biológico, físico ou químico é estritamente proibido:
– Alimentar-se, beber e guardar alimentos e bebidas (deve ser disponibilizado ambiente próximo aos postos de trabalho para essa finalidade);
– Fumar (deve ser estritamente proibido fumar no interior dos serviços de saúde);
– Repousar (deve ser disponibilizado ambiente para essa finalidade);
– Aplicar cosméticos;
– Manipular lente de contato;
– Guardar bens pessoais;
– Usar sapatos abertos (aqueles que deixam expostas: a região do calcanhar, do dorso e das laterais dos pés);
– Usar adornos (p. ex.: alianças e anéis, pulseiras, relógios de uso pessoal, colares, brincos, piercings expostos, crachás pendurados com cordão e gravatas).
Quanto a Capacitação: Os trabalhadores devem ter assegurada capacitação quanto aos riscos biológico, físicos e químicos aos quais estejam potencialmente expostos, antes do início das atividades e de forma continuada sempre que ocorra uma mudança das condições de exposição ao agente de risco.
As sessões de capacitação devem ser oferecidas, durante a jornada de trabalho, por profissionais familiarizados com os riscos inerentes, e devem ser adaptadas à evolução do conhecimento e à identificação de novos riscos. Devem incluir obrigatoriamente: (a) os dados disponíveis sobre riscos potenciais para a saúde; e (b) medidas de controle que minimizem a exposição aos agentes.
Atores envolvidos
– Empregador e seus gestores
– Trabalhadores membros da Cipa/COMSAT
– Profissionais especializados do SESMT
– Profissionais especializados da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH
– O conjunto dos trabalhadores nas Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT
Comentários de 2
Por enquanto sem duvidas
Por isso estamos aqui