Iluminação de emergência e a NBR 10.898
A iluminação de emergência deve atender à NBR 10.898. Um bom sistema d
e iluminação precisa garantir a evacuação das áreas em risco e clarear os ambientes na passagem tanto
horizontal quanto vertical.
“O sistema de iluminação de emergência deve clarear os ambientes de passagem horizontal e vertical com iluminação suficiente para evitar acidentes e garantir a evacuação das áreas de risco, cumprindo o objetivo de proteger a vida das pessoas e facilitar a ação dos bombeiros. Outra função
desse sistema é permitir o controle visual das áreas abandonadas para localização e remoção de feridos; iluminar o ambiente visando a segurança patrimonial; e sinalizar inconfundivelmente as rotas de fuga utilizáveis para abandono do local”, define o arquiteto Rubens Amaral, secretário do Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio – CB-24, valendo salientar que a iluminação de emergência deve ser aprovada pelo Corpo de Bombeiros do seu estado, após uma vistoria em toda a edificação.
ILUMINAÇÃO DE ACLARAMENTO X ILUMINAÇÃO DE BALIZAMENTO
O projeto deve prever dois tipos de iluminação: de aclaramento, que tem a função de distribuir a luminosidade mínima de três lux piso em locais livres de obstáculos, e cinco lux piso em ambientes com obstáculos e escadaria; e a iluminação de balizamento, que deve orientar a rota de fuga.
Um bom projeto de incêndio é o primeiro passo na elaboração do sistema de iluminação. Os parâmetros necessários para seu desenvolvimento estão detalhados na norma que trata do Sistema de iluminação de emergência (ABNT NBR 10.898/2013)
“O projeto deve prever dois tipos de iluminação: de aclaramento, que tem a função de distribuir a luminosidade mínima de três lux piso em locais livres de obstáculos, e cinco lux piso em ambientes com obstáculos e escadaria; e a iluminação de balizamento, que deve orientar a rota de fuga”, explica Rubens Amaral.
No projeto serão definidos os pontos onde serão instaladas as luminárias de aclaramento e as de balizamento. “Para distribuição dos pontos de balizamento, é preciso observar as mudanças de direção, a distância máxima de 15 metros entre equipamentos, e a altura da instalação. Já os pontos para as fontes luminosas de aclaramento devem estar em ambientes amplos e corredores. Esse cálculo leva em consideração a altura de instalação de um ponto de luz a outro, sendo que a distância máxima deve ser de quatro vezes a altura. Por exemplo, se um ponto está instalado a três metros de altura, o próximo deverá ser instalado a 12 metros de distância”, ressalta o profissional esclarecendo que, em ambientes menores, tais como área de primeiro socorros, CPD, vestiários, entre outros, é necessário pelo menos um ponto de aclaramento.
INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO
Depois de concluídas as etapas de projeto, o próximo passo é a instalação dos equipamentos. Na falta da energia local, os blocos autônomos entram em funcionamento iluminando o ambiente. Já no sistema centralizado, a central sente a falta da energia da rede local e alimenta as luminárias com a tensão estipulada não superior a 30V”.
“Assim verificam-se as cargas das baterias e se há fonte de luz (lâmpadas ou LEDs) queimadas. É importante observar também que caso seja observado que o tempo de funcionamento é inferior à uma hora, torna-se necessária a substituição ou reparo do equipamento”, alerta o arquiteto.
Para garantir um processo mais eficiente e seguro a S2 Soluções em Segurança conta com profissionais qualificado para realizar seu projeto de incêndio e sistema de iluminação baseado nas normas. Outra questão que deve ser levada em conta é quem ira executar o projeto, as garantias oferecidas pelo serviço, a aquisição de produtos confiáveis, através de indústrias que disponibilizam equipamentos que atendam as necessidades de projeto e que estejam atentas aos detalhes da norma e certificações recomendadas.
“Considerando o desempenho das indústrias fabricantes de LEDs de alta eficiência, temos hoje equipamentos para iluminação de emergência que emitem mais luz, com autonomia maior e fluxo luminoso constante, utilizando baterias de melhor qualidade e menos agressivas ao meio ambiente”, finaliza Amaral.
Precisando conte com os nossos consultores que lhe assessoraram desde do projeto a execução.
www.instagram.com/s2treinamentos
Marcação:ilumininação, segurança